quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Porto Seguro, Arraial e Trancoso














Quanto tempo não escrevo.Ando muito sem inspiração...mas nada como uma boa viagem de férias pra ter assunto de sobra...
Passamos uma pequena semana em Porto Seguro, Bahia. Já estivemos lá várias vezes, precisamente foi nossa sétima vez, mas nunca tinha ido lá em pleno Reveillon.Fomos acompanhar a família de meu irmão, que não conhecia a região.
Porto Seguro tem suas peculiaridades, apesar de suas praias serem conhecidas por suas grandes barracas com palcos, dançarinos, muita MPB(música popular baiana,kkkk), podemos apreciar também muitas praias tranquilas,com menos tumulto e bons serviços. Além disso, é só atravessar uma balsa e você chega ao Arraial d' Ajuda, que tem lindas praias, algumas mais distantes com caminho de terra e por isso mesmo mais conservadas, como a Praia de Taípe, com um rio do mesmo nome, falésia e um mar muito lindo. Lá fica o projeto TAMAR, que protege as tartarugas marinhas. A alguns anos havia um museu da tartaruga, mas não sei por qual motivo ele não existe mais.
Também eu recomendo que se conheça Trancoso, com praias mais lindas ainda que supera todo dificuldade de dirigir pelas apertadas ruazinhas lotadas de turistas. Ah, encontramos inclusive o Casseta Cláudio Manoel(Maçaranduva, Seu Kreisson) que tirou uma foto com meu caçula e minha afilhada. Nós estàvamos no Quadrado, um local de Trancoso com vários restaurantes, lojinhas e uma vista formidável da praia praia dos Coqueiros.
Em Porto Seguro para quem gosta de festas todas as noites tem Luaus em praias diferentes além da Passarela do Álcool, que é uma rua que foi se incorporando a outras ruas com um monte de lojinhas,restaurantes e ambulantes. Lá , eu recomendo o restaurante da tia Nenzinha e suas deliciosas cocadas de sabor que ela pessoalmente vende numa barraquinha na porta do restaurante, e as batidas da Barraca da Adriana(deliciosas), feita com mistura de frutas, leite condensado,champanhe, vinho ou vodca. A minha predileta é a "Lua de Mel", com pêssego, morango e champanhe...
Quanto à hospedagem em Porto Seguro tem pra todos os bolsos e gostos. Sempre preferimos ficar na Orla Norte, longe do centro. Ali tem muitos hotéis e apart-hotéis.
Quem vai a Porto de carro pode na entrada da cidade seguir um garoto de moto(guia com camiseta e identificação) que te acompanha a várias opções de hospedagem. Você não precisa pagar nada pro guia pois o hotel que dará uma porcentagem do aluguel.Nunca ficamos sem uma boa acomodação em Porto Seguro, e acho até mais seguro escolher e negociar preço pessoalmente.
Bem, é isto, Porto Seguro é uma festa até mesmo pra que não curte música baiana, a água do mar é bem quentinha e praia eleita por mim e minha família é a praia de Mutá, apesar da praia Taperapuan ser bem mais badalada...