quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Inverness, highlands: ida e volta.

free counters
Nosso próximo destino foi a pequena Inverness na Escócia.
Saímos de Dublin usando a "low cost" Rynair rumo a Edimburgo. A única dificuldade de usar essas "low costs" é o fato de você ter que pagar pela bagagem de porão pois na cabine pode levar apenas 10 quilos de bagagem. E foi o que fizemos. Apesar de encarecer a passagem, preferi pagar por 20 quilos na mala de porão de cada um.
Chegamos em Edimbráa, como eles dizem, e fomos direto procurar a "Europe Car", onde havíamos reservado um carro por dois dias.
A primeira surpresa foi saber que os carros na Escócia não possuem estepe. Muito engraçado...E se furasse um pneu?
Mas fomos nos aventurar assim sem estepe numa viagem ao desconhecido dirigindo na mão inglesa.
O Re deu uma treinadinha no pátio da locadora e logo já estava pronto pra procurar a saída de Edimburgo rumo às belas highlands. Nosso objetivo nessa viagem seria mesmo a estrada com sua beleza natural.
Escolhemos um caminho na ida e outro na volta.
Na ida, preferi o roteiro das vãs de turismo e com meus mapinhas- roteiro impressos em casa fomos procurando os lugares que havia descoberto na net .
Passamos primeiro por Stirling, entramos a cidade e fomos conhecer o seu castelo por fora. Vimos o cemitério e muitas construções antigas belíssimas.
A estrada que escolhemos na ida era muito estreitinha e os carros dirigiam vagarosamente. Era engraçado quando algum ciclista surgia no caminho. Nenhum carro aumentava a velocidade, nem os ciclistas encostavam de lado suas bicicletas. Iam tranquilamente na frente dos carros e os carros esperavam tranquilamente o momento da ultrapassagem.
Depois paramos num lugar bem legal, Kilmahog wollen mill, uma tecelagem muito antiga com uma lanchonete e sua principal atração: o gado das terras altas," highland cattle",aquelas vaquinhas cabeludas que a gente vê apenas nos filmes. De repente aparece um senhor vestido de escocês, com kilt, óbvio e começa a chamar o gado de "hamish, hamish". O gado começou a levantar e esse senhor distribuiu legumes pra todos que estavam presentes pra oferecer ao gado.
Em seguida comemos na lanchonete panquecas e batatas assadas recheadas com queijo...O garçom sorridente ao entregar meu pedido, as batatas,falou que eu havia feito uma excelente escolha. Ali naquele momento já começamos a perceber a gentileza do povo escocês.
Continuamos nosso caminho com muitas paisagens fantásticas, como aquelas do filme "Coração Valente".
Paramos em Fort Augustus e fui comprar uma capinha de chuva, pois uma chuvinha fina teimava em surgir...Lá vimos também um canal com comportas para passagem de barcos.
Continuamos nosso caminho com muitas paisagens belíssimas, e chegando próximo a Inverness já tínhamos a visão do enorme Lago Ness...Chegamos a Inverness com um grande engarrafamento, mas como a cidade é bem pequena facilmente achamos nossa "guest house".
Sobre a cidade irei narrar no próximo post...
Agora irei narrar o retorno...
Escolhemos voltar pela estrada que margeia o parque nacional. Essa rodovia, já bem mais larga que a primeira era possível dirigir numa velocidade um pouco maior. Mas nem por isso as paisagens ficaram inferiores quanto a beleza: do carro avistamos muitas ovelhas e alguns castelos. Paramos duas vezes. Na primeira parada, tinha uma espécie de shopping com muitos produtos finíssimos e caros, muito cashmire, um restaurante e ao fundo um riachinho. Uma local muito lindo, mas decidimos não comer ali, pois como eu mencionei era um local muito caro, cheio de pessoas muito bem vestidas...
Paramos num local um pouco mais a frente; uma lojinha na parte inferior com um café em cima.Comemos um fish and chips e de sobremesa um bolo delicioso.
E assim, com paisagens fantásticas passando por Kingussie, Pitocry e Perth, chegamos ao final da tarde na mais bela e fantástica cidade que conheci em toda minha vida: Edimburgo. Essa ficará para o post após o de Inverness...Aguarde e comente. Quero saber suas impressões!!!

2 comentários:

  1. Que tuudoooo os Highlands, já tô aqui vendo passagens rsrsrs Quero muito conhecer... Tudo muito lindo!!! Bj bj

    ResponderExcluir